28 de fev de 2010

A maioria das pessoas fala e faz coisas sem consciência de como isso pode estar atingindo a outros. Não por egocentrismo, mas porque vivemos num mundo em que cada um tem que cuidar de si mesmo, nossa sociedade impõe essa forma de sobrevivência.

O Nirvana está em nós. O que mata é a culpa, a raiva, o maldito superego
Lea Waider

Marina no Ar, por Guilherme Arantes

Antes era a paisagem
meio céu e meio chão
uma voz quente
canta contente
"I am alone with you...
...we are lonely no more"
Quem era? Quem é ela?
Nuvens passam depressa
passa o tempo devagar
Uma voz quente
canta no rádio
"I am alone with you...
we are lonely no more"
Marina
Ilumina
Meu silêncio, minhas noites vãs
minhas manhãs desertas de paixão
Meu coração sem sol
Meu sonho de amor,
desejo de querer
Tudo o que você quiser
Vidas que se encontram
Por acaso, por querer,
Pra ficar perto, pra cantar junto,
"I am alone with you...
we are lonely no more"
Marina aproxima
A distância do que eu quero mais
Faz mais bonita a espera de amar
Submarina azul
Brilhando num mar de luz, de som, de cor
Tudo o que você quiser
Quando você quiser
Se você quiser.

27 de fev de 2010

Uns trem aê...


 Saudade não é o que a gente sente quando a pessoa vai embora. Seria muito simples acenar um 'tchau' e contentar-se com as memórias, com o passado. Saudade não é ausência. É a presença, é tentar viver no presente. Saudades são todas as coisas que estão lá para nos dizer que não, a pessoa não foi embora. Muito pelo contrário: ela ficou, e de lá não sai. É o transtorno intermitente e perene de implorar por 'um pouco mais'.
Saudade não é olhar pro lado e dizer "se foi".
É olhar pro lado e perguntar "cadê?".

25 de fev de 2010

E de te amar assim, muito e amiúde.
É que um dia em teu corpo de repente.
Hei de morrer de amar mais do que pude.

24 de fev de 2010

Criar asas e não saber voar.

Deixar a casa dos pais mesmo que ainda continue vivendo à custa do suor deles é um tanto quanto estranho. E sair sem ter certeza do que me espera aqui é ainda mais confuso, mesmo porque durante o tempo dessa mudança a desconfiança nos olhos alheios, é o que mais me impressiona. Talvez seja cobrar demais dessas pessoas um pouco de incentivo, uma palavra de esperança ou até mesmo um “Boa sorte”. Eu entendo meu fracasso. Mas estou lutando para que elas entendam que ainda há um futuro bom a me esperar, mesmo que não seja tão brilhante e poderoso como o delas.


Embora não tenha semana que deixei meus pais, percebo enfim o amor incondicional deles. Eu que nunca havia escutado um “Te-amo” do meu pai, hoje me emocionei com as palavras e o pedido desesperado que eu retornasse. Deus sabe o quanto desejaria ficar ao lado deles por toda a vida e o quanto rezo pela paz em minha família, tenho ótimos pais que me ensinaram os grandes valores da vida.

Amanhã começo meus estudos, e vou com a esperança de uma criança, estou indo com o pé direito a caminho dos meus objetivos.

Entendi enfim que foi preciso deixar meu lar, criar asas e voar, mas sei que jamais esquecerei o caminho de casa, por mais alto que seja meu vôo. Na rua Valencia mora meu coração.

Tenho porém, que aprender a administrar o que não se administra, Saudade.

Saudade, que talvez tenha tornado uma palavra fraca diante de toda a angústia em deixar meus amores e seguir sozinha.

Deixei-os, entretanto todos sabem o quão especiais são em minha vida.

Sinto saudade, do cheiro das amizades, do olhar do meu amor, do sorriso dos meus pais.

Espero que tanta saudade e tantas despedidas tenham algum sentido no fim da estrada.

Saibam , quero todos juntos brindando o meu sucesso, que só acontecerá se for permitido a mim o apoio de todos meus afetos.



Não esqueçam de mim, amigos

Não suma e mim, amor

Não percam a fé em mim, pais

Não deixe que nada atrapalhe meu caminho, Deus





Boa noite, mesmo que só em pensamento.

Sinto sua falta.

23 de fev de 2010

É pra você..

Dificil descrever o que passa em minha inconstante e inconseqüente mente.Eu que muitas vezes não sei ao menos para onde estou indo, que nunca sei narrar esses meus estranhos sentimentos,nem ao menos sei quais são sentimentos.


Eu que não gosto de ser tão calada e não falo de amor quase nada. Mas hoje sei, gosto tanto de você.

Sei sim, que durante esses últimos tempos tenho sofrido metamorfoses constantes, hora sou uma, hora sou mil. E não, não entendo o motivo de tantas variações em uma única pessoa.

Talvez seja isso , apenas , sou um ser procurado me adaptar as mudanças da vida.

E você? Você faz parte disso tudo.

Eu que nunca havia dado importância a essas historias de encontros, nem de todas essas coisas que mechem com o coração.Agora estou aqui, inundada de sentimentos. Sentimentos que por um tempo tentei renegá-los, tira-los de mim, mas quanto mais tentava mais eles ficavam fortes, intactos e imutáveis.

E hoje entendo que o que sinto não e pouco.É algo que meche com o mais sensível do meu ser. E sei que ao encontro dos olhos teus , meus sentimentos encontram uma razão. Meu encanto por seu olhos vai além de qualquer distância e ultrapassa qualquer barreira ..

MRGT

a bolha

queria ser uma bolha, leve e reluzente
bolha, porque seria livre
livre para voar por aí..
queria ser uma bolha ..
viver intensamente meu caminho
e quando não suportasse mais
simplesmente estouraria
assim, simples..
assim, leve
assim, voar pra você.
uma bolha ao seu encontro.

MARINA R. GONTIJO

21 de fev de 2010

Se me ponho a cismar em outras eras
Em que ri e cantei, em que era querida,
Parece-me que foi noutras esferas,
Parece-me que foi numa outra vida...

E a minha triste boca dolorida,
Que dantes tinha o rir das primaveras,
Esbate as linhas graves e severas
E cai num abandono de esquecida!

E fico, pensativa, olhando o vago...
Toma a brandura plácida dum lago
O meu rosto de monja de marfim...

E as lágrimas que choro, branca e calma,
Ninguém as vê brotar dentro da alma!
Ninguém as vê cair dentro de mim!

20 de fev de 2010

Eu não pareço meu pai
Nem pareço com meu irmão
Sei que toda mãe é santa
Mas a incerteza traz inspiração
Tem beijo que parece mordida
Tem mordida que parece carinho
Tem carinho que parece briga
Tem briga que aparece pra trazer sorriso
Tem sorriso que parece choro
Tem choro que é pura alegria
Tem dia que parece noite
E a tristeza parece poesia
Tem motivo pra viver de novo
Tem o novo que quer ter motivo
Tem aquele que parece feio
Mas o coração nos diz que é o mais bonito
Descobrir o verdadeiro sentido das coisas
É querer saber demais
Querer saber demais

11 de fev de 2010

....

Tudo porque eu te amo pai
Tudo porque eu te adoro
Tudo porque eu te amo
Tudo porque eu te amo pai
Tudo porque eu te amo
Juro por essa música que faço
Que eu não quis te magooar pai
Juro por essa música
Que eu nunca pensei que você fosse ficar tão zangado
Mas por favor pai, me entenda
Pelo menos uma vez
Eu não estou colocando meus 20 anos de vida em jogo contra os seus 48
Mas existe uma grande diferença no que você me ensina
E no que eu aprendo vivendo pela minha própria vida
Juro por essa música
Que eu nunca esqueci você pai
Juro por essa música
Que eu acho você um grande sábio homem pai
Talvez você não saiba
Mas eu te amo muito
Eu somente quero achar minhas próprias respostas pai
Eu só quero consertar sozinho os meus erros pai
Eu quero criar
Eu quero amar pai
E não é só porque você me pôs no mundo
Que tem que ficar condicionado a mim pelo resto da sua vida não
Não é isso que eu quero não pai
Eu quero que como eu você não deixe passar a sua vida em brancas nuvens
Faça forte as palavras da razão pai
Jogue um copo d'água sobre aquela pequena chama de dúvida que existe bem no fundo de você
Só então você sentirá
Que amar é não querer nada em troca pai
Sentirá que amor não é sinônimo de possuir pai
Sentirá que Deus dá o amor
Mas é a gente que tem que aprender amá-lo
E mais ainda pai
Sentirá que eu, seu filho
Juro por essa música
Que é tudo porque eu te amo pai

Metaforicamente falando

talvez você não entenda, mas hoje eu vou lhe mostrar
eu sou a luz das estrelas, eu sou a cor do luar
eu sou as coisas da vida, eu sou o medo de amar
eu sou o medo do fraco, a força da imaginação
o blefe do jogador. eu sou, eu fui, eu vou...

7 de fev de 2010

Se eu me apaixonar
Vê se não vai debochar
Da minha confusão
Uma vez me apaixonei
E não foi o que pensei
Estou só desde então...
.
Se você brigar
E for!
Correndo atrás de alguém
Não vou suportar
A dor de ver
Que eu perdi
Mais uma vez meu amor
Uuuuh!...

Mas se eu sentir
Que nós estamos juntos
Longe ou a sós
No mundo e além
Pode crer que tudo bem
O amor só precisa de nós dois
Mais ninguém
Uuuuh!...

5 de fev de 2010

Meu coração tá cansado, tá cansado de andar errado.
Então tá bom!
É, senta e conta logo tudo devagar
Não minta, não me faça, suportar
Você caindo nesse abismo enorme
Tão fora de mim

Tá legal!
É, e eu faço o quê com a nossa vida genial?
'Cê vai viver pra outra vida e eu fico aqui
Na vida que ficou em minha vida
Tão perto de mim
Tão longe de mim
Você sabe voar!

4 de fev de 2010

Eu sei, mas nao devia

A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

Marina Colasanti

Sei ficar calada, meu silêncio diante dos fatos é apenas uma forma de não te invadir. Meu Deus, como eu queria te falar tanta coisa, há tantos atos seus que me machucam, mas eu não tenho nada e por isso calo.
Incoerente, este meu silêncio é um silêncio que fala, grita, não suporta os acasos.
Um dia me chega doce, diz que abandonou os laços anteriores, porém está submerso nas águas passadas.
Noutro dia te vejo com olhos amáveis.

E agora, o que fazer se meus olhos não podem amar você?
E agora como seguir, se meus passos vão sempre ao encontro teu?
E agora como esquecer, se tudo que me lembro faz lembrar você ? 

Marina R. Gontijo 

2 de fev de 2010

.

Coitados dos homens que não conseguem se separar, e se casam e se casam com os casos para caçar loucamente o amor de qualquer jeito. Qualquer jeito não é amor. 

Na bagunça do teu coração,
meu sangue errou de veia e se perdeu
no descompasso dessa saudade,
meus pensamentos seguem longe 
 minha voz desafina a solidão,
não ouço mais as notas do teu violão
quando olhou bem nos olhos meus,
o teu olhar era de adeus e me dizia mais 
O amor não tem pressa ele pode esperar em silêncio.

Marina Gontijo
Co-autoria : Chico Buarque
 

1 de fev de 2010

Pupurri

Achei em velhos cadernos alguns trechos de crônicas de algumas pessoas que eu gosto...
Vou postá-los, então lá vai!


Sou cheia de manias. Tenho carências insolúveis. Sou teimosa. Hipocondríaca. Raivosa, quando sinto-me atacada.Não imponho a minha pessoa a ninguém. Não imploro afeto. Não sou indiscreta nas minhas relações. Tenho poucos amigos, porque acho mais inteligente ser seletivo a respeito daqueles que você escolhe para contar os seus segredos. Então, se sou chata, não incomodo ninguém que não queira ser incomodado. Chateio só aqueles que não me acham uma chata, por isso me querem ao seu lado.
______________________________________________________________

Tô nem aí pro futuro, pra celulite, tô nem aí para queixas datadas
Tô nem aí para quantas calorias tem um bife
Tô nem aí pros especuladores da vida alheia
tô nem aí se fui convidada ou preterida, quem é a primeira da lista, a segunda, a última, tô nem aí pro novo namorado da Nicole, pras declarações da Luana, quem é gay ou não
Pros sentimentos das pessoas, tô aí. Para seus desejos e dúvidas, para seus medos e ousadias, tô aí. Para tudo aquilo que tem consistência, para tudo aquilo que nos comove, para o leve e o denso, para a alegria genuína e para o luto, tô aí, sim.
Tô aí pra alguns, pros meus. Tô aí e estou aqui. Estou atenta. Estou dentro. Estou me vendo. Estou tentando. Estou querendo. Estou a postos só para o mínimo, o máximo. Para o que importa mesmo. Para o mistério. A verdade. O caos. O céu. O inferno. Essas coisas.
________________________________________________________________



A definição de um beijo bom é que pode ser questionável, mas quem está no meio do entrevero quase sempre reconhece o ósculo sublime.
Beijo bom é beijo decidido, mesmo que a decisão seja levá-lo devagar ao longe.
Beijo bom é beijo molhado, em que os beijadores doam tudo o que há para doar na cavidade bucal, sem assepsia, entrega absoluta.
Beijo bom é beijo sem pressa, que não foi condenado pelos ponteiros do relógio, que se perde em labirintos escuros já que, é bom lembrar, estamos de olhos fechados.
Beijo bom é beijo que você não consegue interromper nem que quisesse.
Beijo bom é beijo que não permite que seu pensamento tome forma e voe para outro lugar.
E, por fim, beijo bom é o beijo que está sendo dado na pessoa por quem você é completamente apaixonada.
Existe beijo ruim? Existe. Beijo sem alma, beijo educado demais, beijo cheio de cuidados, beijo curto, beijo seco. Mas uma coisa é certa: precisa dois para torná-lo frio ou torná-lo quente.
Todo mundo pode beijar bem, basta nossa boca encontrar com quem.

___________________________________________________________

A gente se apaixona pelo jeito da pessoa. Não é porque ele cita Camões, não é porque ela tem olhos azuis: é o jeito dele de dizer versos em voz alta como se ele mesmo os tivesse escrito pra nós; é o jeito dela de piscar demorado seus lindos olhos azuis, como se estivesse em câmera lenta.
O jeito de caminhar. O jeito de usar a camisa pra fora das calças. O jeito de passar a mão no cabelo. O jeito de suspirar no final das frases. O jeito de beijar. O jeito de sorrir. Vá tentar explicar isso.

Mas o cara mais sensacional do universo e a mulher mais fantástica do planeta nunca irão conquistar você, a não ser que tenham um jeito de ser que você não consiga explicar.
Porque esses jeitos que nos encantam não se explicam mesmo.

____________________________________________________________

Se alguém termina um namoro ou casamento, passa um tempo sozinho e depois resolve voltar só por falta de opção, está procurando sarna para se coçar. Até existe a possibilidade de dar certo, mas a sensação é parecida com a de rever um filme. Numa segunda apreciação, pode-se descobrir coisas que não haviam sido notadas na primeira vez, já que não há tanta ansiedade. Mas também não há impactos, surpresas, revelações. Ficamos preparados tanto para as alegrias como para os sustos e, cá entre entre nós, isso não mantém o brilho do olho.

Se já não há mais esperança para o relacionamento e tendo doído tanto a primeira separação, não há por que batalhar por uma sobrevida deste amor, correndo o risco de ganhar de brinde uma sobrevida para a dor também. É melhor aproveitar esta solidão indesejada para namorar um pouco a si mesmo e ir se preparando para o amor que vem. Evite a marcha a ré. Engate uma primeira nesse coração.

_______________________________________________________________

Ninguém garante nada nesta vida. Mas não vejo muita razão para alguém se preocupar demasiadamente com os ex. Eles já tiveram sua vez. Por alguma razão, não deu certo. Eu sei, eu sei, isso não quer dizer absolutamente nada, os dois podem ter continuado a se amar mesmo assim, eles podem ter deixado arestas por apontar, eles podem ter coisas entaladas na garganta para dizer um ao outro. Brrrrr. Assustador. Mas também é muito provável que, se eles tentarem de novo, vão esbarrar nos mesmos problemas que os fizeram separar. Ex é prato requentado. Quase um parente.

Eu não tenho fobia com ex, ao menos não com um ex que tenha sido bem vivido, bem curtido. Fico mais apreensivo em relação àqueles que podem vir a ser casos passageiros, aventurazinhas bobas, mas que podem surpreender. Não temo fantasmas, temo gente bem viva, bem acordada, oferecendo novidades, fantasias. Ex é um direito adquirido. Chegou antes. Tem privilégios. Merece respeito. E se seu grande amor cair nessa armadilha, terminar com você e voltar para o passado, relaxe, não se apavore. Será sua vez de assombrar. O ex agora é você.


___________________________________________________________________________

 "Toda felicidade é construída por emoções secretas.
Podem até comentar sobre nós,
mas nos capturar, só com a nossa permissão."

_______________________________________________________________


Não há paixão que resista ao grude.
Não há paciência que resista à patrulha.
Não há grande amor que prescinda de outras amizades.

Sair sozinho para beber com os amigos deveria ser um dos 10 mandamentos para uma união estável, valendo para ambos os sexos. Quem não gosta de bar pode substituir por futebol, cinema, shows, sinuca, saraus ou o que o Caderno de Cultura sugerir.

E não perca tempo lamentando por aquele que vai ficar em casa. Provavelmente ele vai se divertir tanto quanto. Ouvir música, ver televisão, ler livros, abrir um vinho, tomar um banho de duas horas, navegar na internet, dormir cedinho, tudo isso também é um programação.

Quem não sabe ficar sozinho não pode casar, sob pena de transformar o matrimônio num presídio para dois. 
Atraso é ter que mentir para que o outro não perceba que você está feliz.

__________________________________________________________________ 


No entanto, lembro  que  me despedindo , entre beijos mais do que bons, com aquele que devia ser um moleque mas para mim era um homem, e um homem estranho, uma vez que não era pai, irmão, primo, amigo ou colega. Depois do último beijo, antes de sair, ouvi ele dizer com uma voz grave e sedutora: te cuida.

Me cuidarei, pode deixar. Me cuidarei para estar inteira amanhã de novo, para te ver de novo, te beijar de novo. Me cuidarei para me tocares com suavidade, para nunca encontrares um arranhão sobre a minha pele. E cuidarei do meu humor, dos meus cabelos, cuidarei para não perder a hora, cuidarei para não me apaixonar por outro, cuidarei para não te esquecer, vou me cuidar.

Me cuidarei ao atravessar a rua, me cuidarei para não pegar um resfriado, me cuidarei para não ficar doente. Me cuidarei, meu amor, enquanto estiver longe dos teus olhos, nos momentos em que você não pode cuidar de mim.

Fica a meu encargo voltar pra você do mesmo jeito que você me viu hoje. É de minha responsabilidade não ficar triste, não deixar ninguém me magoar, não deixar que nada de ruim me aconteça porque você me ama e não agüentaria. Claro que me cuido, nem precisava pedir.

Te cuida, dissera ele. E eu ouvi como se fosse um te amo.


______________________________________________________________



Ficou grande.. preguiça..
Mas eu gosto.